Pasta da Bia
A HISTÓRIA DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL.
O relacionamento entre Brasil e Inglaterra é tão antigo que se pode dizer que se mistura com a própria história de nosso país.
O ensino formal da língua inglesa no Brasil teve início com o decreto de 22 de junho de 1809, assinado pelo Príncipe Regente de Portugal, que mandou criar uma escola de língua inglesa. Até então, o grego e o latim eram as línguas estrangeiras ensinadas na escola.
Ainda no ano de 1809, D. João VI nomeia o Padre irlandês Jean Joyce professor de inglês. A carta real assinada por ele diz que “era necessário criar nesta capital uma cadeira de língua inglesa, porque, pela sua difusão e riqueza, e o número de assuntos escritos nesta língua, à mesma convinha ao incremento e a prosperidade da instrução pública”.
O SURGIMENTO DO INGLÊS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS.
Com a fundação do Colégio Pedro II em 1837 iniciava-se a luta para manter no currículo das escolas as línguas modernas como o inglês e o francês. Este Colégio teve um papel importantíssimo na história do ensino de língua estrangeira no Brasil, pois desde seu início a língua inglesa faz parte de seu currículo. No entanto,, a metodologia de ensino -com o foco na leitura e tradução de textos.
O crescimento da língua inglesa no Brasil se deu na década de 1930 impulsionado pelo prenuncio da II Guerra Mundial. Nesse período a Inglaterra foi perdendo seu prestígio dando lugar ao mercado e à política Norte Americana que ganhava força e reconhecimento em todo o mundo.
Foi também na década de 1930 que surgiram os primeiros cursos de idiomas no país, a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa foi fundada no Rio de Janeiro em 1934, e um ano depois se estabeleceu também em São Paulo. Essas fundações surgiram como uma das iniciativas do Governo Britânico de tentar restabelecer o domínio perdido para os Estados Unidos.
Mais tarde em 1961 é criada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e transforma o ginásio e cientifico em 1º e 2º graus. Nessa lei é