Passo 1 E 2 Etapa 3 Taxa De Juros Compostos
Os juros são valores agregados ao capital, gerando por esse mesmo capital. Quando em um período subsequente, passam a fazer parte do capital, fazendo com que os novos juros devidos se apliquem também sobre os anteriores, são os na verdade juros sobre juros, ou de capitalização.
Os juros são juros compostos e simples, os juros compostos são os de um determinado período que somados ao capital chega-se ao cálculo de juros do período seguinte, esse e o mais utilizado no comércio, pois incidem de mês a mês é "juro sobre juros", já os juros simples e calculado em cima do valor principal.
O regime de juros compostos é o mais comum e usado no sistema financeiro em nosso país, e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal.
Taxa de juros é para registrar uma rentabilidade ou um custo de crédito, frequentemente e aplicada de forma mensal ou anual, existem várias tabelas para calcular uma taxa de juros as mais utilizadas são a tabela PRICE e SAC.
Taxas de juros:
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente especificada do período de tempo a que se refere: 8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).
Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual à taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:
0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).
0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)
Utilização da taxa de juros no Brasil
O que é a taxa de juros Selic e como é controlada?
Além da taxa de inflação, que mede o aumento dos preços, temos a taxa de juros Selic que determina o nível básico de juros na economia.
Juros:
Remuneração do Capital, podendo ser definido como o aluguel pago pelo uso do