parâmetros curriculares nascionais
Conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Política.
• Por que ensinar Ciências Sociais (p.36)
“Tendo em vista que o conhecimento sociológico tem como atribuições básicas investigar, identificar, descrever, classificar e interpretar/explicar todos os fatos relacionados à vida social, logo permite instrumentalizar o aluno para que possa decodificar a complexidade da realidade social” (p.37)
O estudo das Ciências Sociais nas escolas tem como objetivo, formar cidadãos capazes de questionar, pensar, compreender questões sociais, econômicas e políticas de sua cidade, seu estado e, consequentemente do País.
• O que e como ensinar em Ciências Sociais (p.38)
Ao ensinar Sociologia, devemos “... pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais” (p.38)
Precisa ser exposto de forma clara o conceito de Estado: sua soberania, estrutura de funcionamento, sistema de poder, relações entre público e privado, centralização e descentralização do pode, democracia...
Os alunos precisam ter em mente o funcionamento do processo de construção das desigualdades sociais que são formadas principalmente pela exclusão social, econômica, política e, também pela concentração de poder e dinheiro de um determinado grupo social.
O educador precisa “...motivar uma reflexão que permita ao aluno perceber o caráter de “construção cultural” das regras” (p.39), proporcionando ao educando, transpor preconceitos e descriminação com a minoria social, conviver com a diversidade de forma harmônica.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Sociologia, Antropologia e Política (p.43)
• Representação e comunicação (p.43)
Entender a importância das Tecnologias de Comunicação e Informação para auxiliar nos planejamentos, gestão e organização do trabalho.
• Investigação e Compreensão (p43)
Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, valorizar a