Paráfrase - Ficha Informativa
Paráfrase
(Síntese Informativa)
1. Conceito: reescrita de um discurso (texto ou enunciado), explicitando e mantendo as suas ideias centrais, mostrando que se compreendeu a ideia original, mas dando-lhe uma nova forma (tradução dentro da própria língua)
2. Condições de uso
Traduzir uma informação com a qual se está de acordo, para uma linguagem mais acessível para que ela chegue a um maior número de pessoas.
Actividade essencial para se compreender o que se lê
3. Formas parafrásticas
Paráfrase substitutiva ou reprodutiva (reprodução): tradução livre ou quase literal de um outro texto, repetindo as ideias originais, com palavras mais simples, mas próprias (substituição de palavras por outras de sentido equivalente, dizer por outras palavras) o Pode ser usado no mesmo contexto e situação, mas deve ser evitado nos trabalhos académicos pois este tipo de paráfrase está próxima da cópia esclarecendo muito pouco as ideias e não mostrando com clareza que se compreendeu Paráfrase explicativa ou metáfrase: reescrita, em termos mais simples, esclarecendo sentidos obscuros ou não totalmente explícitos e ampliando ideias tornando o texto claro, incisivo e evidente, com recurso ao desenvolvimento de conceitos e à argumentação.
Paráfrase desenvolvimento ou amplificação: reescrita, acrescentando definição dos termos utilizados, exemplos, comparações, contrastes, exposição de relações de causa e efeitos, metáforas, diferentes formas de redundância entre outros (mesmo assim, mantém valor estétitco-estilístico).
4. Características da linguagem
Clareza
Concisão
Objectividade
Simplicidade
Precisão vocabular
Recursos da pontuação
Presença de fórmulas fixas (expressões que apontam a transição para a paráfrase), tais como: quer dizer, ou seja, como se dizia, por outras palavras, em síntese, em suma, isto é, tal (não) significa
5. Não é
Mera substituição das palavras