Partidos
O PDT foi criado em 1981, o partido resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. O PDT é de tendência nacionalista e social-democrata, seus estados redutos políticos é o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, há um grande apoio eleitoral popular nessas regiões. A ideia principal do partido é o crescimento do país através do investimento na industria nacional, sendo assim, contrario às privatizações. A figura princial do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola que morreu em 2004.
Pc do B – Partido Comunista do Brasil
O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922 e foi tido como ilegal na época do regime militar (1964 a 1985). Mesmo dada a situação, os políticos e partidários do partido entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. Somente em 1985, no governo de José Serney é que o partido voltou a funcionar na legalidade. O Pc do B defende a implantação do socialismo no Brasil, a luta pela reforma agrária, a distribuição de renda e a igualdade social são suas bandeiras principais. A principal figura do partido foi o ex-deputado João Amazonas.
PR – Partido da República
Com a fusão do PL (Partido Liberal) e do PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional) o PR foi criado em 24 de outubro de 2006. O partido entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. A proposta de governo do PR é defender o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira deste partido é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.