Partidos trabalhadores trabalho primeiro semestre
O presente trabalho tem como intenção discutir o Partido Dos Trabalhadores (PT) utilizando as Teorias de partido de Duverger e Sartori. Sendo que na primeira parte do texto elaboramos um breve histórico do surgimento do PT para depois aplicarmos separadamente as teorias de Duverger e Sartori.
1. Um Breve Histórico Da Fundação do PT.
No ano de 1978, o Brasil vislumbra o ressurgimento do movimento trabalhista brasileiro, que até então estava sendo coibido pela ação do regime militar, que havia feito com que maioria dos movimentos de esquerda se encontrasse na clandestinidade ou eliminados.
As configurações que surgiram primeiramente na região do ABC no final dos anos de 1970, fizeram com que os trabalhadores através dos embates entre o governo e patronato adquirissem percepção das restrições da luta sindical e surgisse a ideia da formulação de um novo partido que expressasse um modelo hegemônico novo construído a partir das experiências adquiridas por estes trabalhadores.
Durante o Encontro de Metalúrgicos do Estado de São Paulo, realizado na cidade de Lins - SP, em janeiro de 1979, e lançada oficialmente uma resolução que defende a ideia da criação de um novo partido que deveria ser representar os interesses da classe trabalhadora.
Em fevereiro de 1979 foi escrita a Carta de Princípios do PT, sendo essa foi distribuída ao publico no dia 1º de maio do mesmo ano, a carta antecipa elementos que constituíram novo partido dentro deles perceberemos que carta argumenta que os agentes políticos devem ter ligações com classe operaria, o partido deveria ser constituído de uma maneira que se reforça as luta de classes e deveria ser composto a partir das bases.
Ao longo do ano de 1979 várias reuniões foram feitas em diversas cidades tais como: Belo Horizonte (em julho, com a presença de Mário Pedrosa), Rio de Janeiro (em Madureira, dia 30/09 e outro em 11/11), Porto