Partidos políticos no brasil republicano
Nome do aluno: Leandro Gomes Caetano
R.A.: 1059865
TÍTULO: Partidos Políticos no Brasil Republicano
Prática apresentada ao Centro Universitário Claretiano, curso de Licenciatura de História, para realização de atividade da disciplina História do Brasil IV, sob a supervisão do Prof.º Edgar Bruno Franke Serratto
São José dos Campos
04/11/2012
Partidos Regionais da República Velha
A Proclamação da República fomentou o surgimento dos partidos republicanos, de forma regional e defendendo os interesses de sua localidade. Nesse período se destacaram dois partidos: o Partido Republicano de São Paulo e o Partido Republicano de Minas Gerais. Essas duas agremiações partidárias se revezaram na presidência do Brasil, período conhecido como a Política do Café com Leite.
Principais partidos do período
Partido Republicano (1870): criado ainda no período do Império, defendia o fim da Monarquia e a proclamação da República, tinha traços conservadores.
Partidos Republicanos nos Estados (1903): com a República foram surgindo vários partidos políticos republicanos regionalizados, tais como: PRP (São Paulo), PRR (Rio Grande do Sul), PRM (Minas Gerais), cada qual com seu estatuto próprio.
Partido Republicano Paulista
Foi o primeiro partido a ser criado na então Convenção de Itu em 1873, com essa manifestação pode-se dizer que surge um partido unificado e organizado com os fundamentos republicanos. Com a instauração da República, em 1893 o Partido Republicano Paulista decide se unificar e cria o Partido Republicano Federal.
Partido Republicano Rio-Grandense
Esse partido foi fundado em 1882, com traços fortemente positivistas, defendendo o fortalecimento do Estado, e o ordenamento social. Um dos seus líderes foi Getúlio Vargas.
Partido Republicano Mineiro
Foi criado em 1888, pelos republicanos mineiros que defendiam os interesses oligárquicos da elite