Partido PCB
DANIELA COELHO
EVERTON LUIS
GABRIEL CANDIDO
YAGO KAUAN
PCB
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
SOROCABA – SP
2014
ESCOLA ESTADUAL SENADOR VERGUEIRO
DANIELA COELHO Nº 03
EVERTON LUIS Nº 09
GABRIEL CANDIDO Nº 13
YAGO KAUAN Nº 32
3º ANO EM - D
PCB
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
Trabalho do Ensino Médio, apresentado na disciplina Sociologia, para obtenção de nota parcial no 3º Bimestre, na Escola Estadual Senador Vergueiro, sob orientação da Prof.ª Daisy Ramin.
SOROCABA – SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Partido Comunista Brasileiro (PCB) é um partido político brasileiro de esquerda, ideologicamente baseado em Karl Marx e Friedrich Engels; e de organização baseada nas teorias de Lênin.
2. FUNDAÇÃO E PRINCIPAIS IDEIAS
Fundado na cidade de Niterói em 25 de março de 1922. Defende o comunismo, baseado nas ideias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes. É também conhecido como "Partidão".
De âmbito nacional teve como objetivo principal promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista. O atual Partido Comunista Brasileiro - PCB surge como resistência à decisão majoritária do Congresso do PCB em 1992 de tornar-se o Partido Popular Socialista - PPS. A documentação foi entregue ao AEL entre 1991 e 1992, por Roberto Freire, na época presidente do Partido Popular Socialista (PPS), mediante um acordo no qual o AEL torna-se depositário do arquivo do Partido Comunista Brasileiro que estava sob a guarda do Instituto Astrogildo Pereira. Esse acordo foi instituído pelo partido em consonância com o Programa de Preservação da Memória do PCB, que visava ao resgate e a promoção de meios que garantissem o