PLANO DE AULA
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar em grupo
CONVIVENDO COM O DIFERENTE
A DOCÊNCIA FELIZ EM MEIO AO SOFRIMENTO
CASTANHAL-PA
2014
trabalho interdisciplinar em grupo
Eixo temático: Prazer e Sofrimento docente nos Processos de Inclusão Escolar.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Profs. Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.
Tutora eletrônica: Cíntia Cristina Cervejeira Pereira.
Tutor(a) de sala: Alessandra de Oliveira Feitosa
CASTANHAL-PA
2014
INTRODUÇÃO
A escola é uma instituição social responsável por contribuir para a criação de outro tipo de homem, um homem novo para uma sociedade moderna, por isso, os profissional devem promover o objetivo da educação para todos, capacitando as escolas para atender todas as crianças, inclusive, as que tem necessidades educativas especiais.
A educação inclusiva é uma prática inovadora que está exigindo que a escola se modernize e que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas. É preciso aprender mais sobre diversidade humana, para compreendermos melhor os diferentes modos de ser, sentir, agir e pensar de cada ser humano. O principio da Educação Inclusiva exige intensificação na formação de recursos humanos, financeiros de apoio pedagógico especializado, para assegurar o desenvolvimento do aluno, mas também é de fundamental importância a formação docente, a capacitação desses profissionais para atender as diferentes especialidades educativas especiais.