Partido Comunista do Brasil
PSICOLOGIA – QUARTO PERÍODO TURMA “B”
TRABALHO AVALIATIVO – INVESTIGAR PARTIDOS POLITICOS: Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Anápolis-GO
Setembro/2014
TRABALHO AVALIATIVO – INVESTIGAR PARTIDOS POLITICOS: Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Trabalho Avaliativo apresentada à disciplina Psicologia Social, ministrada pelo professor Gilsimar Oliveira, para obtenção parcial de nota referente ao quarto período no curso de graduação em Psicologia, da Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Anápolis-GO
Setembro/2014
Partido Comunista do Brasil - PCdoB
1. Histórico
15/4/1906, 1º Congresso Operário Brasileiro, no Rio, 50 delegados. O predomínio é anarquista, combativo, classista, mas com graves erros, como a recusa em travar a luta política. Decide criar a COB (Confederação Operária Brasileira) 1ª Central sindical do país. Debate se é lícito operário fazer política e sindicato ter funcionário remunerado.
9/6/1917, Greve Geral em São Paulo. As operárias do Cotonifício Crespi, no Brás, entram em greve por aumento de 25%. É o estopim do movimento que irá parar S. Paulo. A polícia reprime, usa cavalos e tiros, mata o sapateiro Antonio Martinez, 22 anos. Os operários resistem. Há barricadas, tiroteios, o governo foge da cidade. Após 38 dias, vem a vitória. Patrões e governo cedem em vários pontos, como a jornada de 8 horas. O auge grevista vai até 1919. Porém sua direção, anarquista, é aguerrida mas ideologicamente frágil. Nosso jovem movimento operário passa a procurar um novo rumo.
7/11/1917, Revolução Socialista na Rússia (25/10 pelo velho calendário czarista). Operários, camponeses e soldados, dirigidos pelo Partido Bolchevique de Lênin, derrubam o regime burguês sob o lema"Paz, Pão e Terra". Começa a primeira experiência de construção do socialismo na história do mundo. As esperanças dos trabalhadores do mundo inteiro voltam-se para a Rússia Soviética. No nosso país, vários grupos assumem a tarefa