Participação Social
O que é participação social?
A participação social está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sócio-comunitária, como a participação na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas, nos bairros. E ainda, pode incluir o envolvimento em causas e iniciativas, em obras filantrópicas, trabalho voluntário ou em movimentos comunitários.
A participação social pode se transformar em ampliação das possibilidades de acesso das classes mais populares aos atos de gestão, se vista numa perspectiva de desenvolvimento da sociedade civil e de fortalecimento dos mecanismos democráticos.
Deve-se ressaltar a importância de um plano local na condução dos processos de participação social. Além do mesmo beneficiar o exercício da cidadania, sua valorização implica também no resgate de formas de participação social que se estruturam em torno de valores e mecanismos de sociabilidade. participação cidadã tras
A indagação sobre a participação social dos jovens remete à indagação a respeito do futuro do desenvolvimento local da sociedade. Os jovens são parte integrante das continuidades ou mudanças da sociedade. Na presente configuração social cinco temas, indutores da participação juvenil, se destacam:
A. As apropriações juvenis do ideário ecológico (preocupação com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável);
B. Os novos sentidos do casamento entre “educação e trabalho” (preocupação com o empreendedorismo e economia solidária);
C. As novas versões das lutas pelos direitos humanos (fortalecimento dos direitos dos jovens);
D. A arte e a cultura na construção do espaço público (fortalecimento da cultura juvenil);
E. Os efeitos e as potencialidades das novas tecnologias de informação (melhoria do acesso às tecnologias de informação e engajamento dos jovens na utilização e reprodução destas tecnologias).
Estes temas, com diferentes pesos e