Participação Politico e Meio Ambiente
Pergunta 1 O período pré-Eco 92 foi farto de medidas emergenciais com vistas ao atendimento da opinião pública internacional.
e) Entre elas, podemos citar: bombardeio dos campos de pouso dos garimpos, fechamento do poço de testes nucleares construído na Serra do Cachimbo, demarcação do território ianomâmi, entre outros.
Pergunta 2 Na verdade, o maior problema da política ambiental hoje é a dificuldade em promover a transversalidade, considerando
b) Os múltiplos interesses que permeiam os diversos setores do governo, sejam eles econômicos, políticos ou sociais.
Pergunta 3 A Agenda XXI, principal documento resultante da Conferência do Rio em 1992, apresentou um rol de programas que podem ser considerados instrumento fundamental para a elaboração de políticas públicas em todos os níveis e que privilegiavam a iniciativa local. Nela, questões como:
a) Desenvolvimento sustentável, biodiversidade, mudanças climáticas, águas (doces e oceanos) e resíduos (tóxicos e nucleares) tornavam-se problemas do planeta e da humanidade e assumiam o novo centro da temática ambiental, abordados em seus capítulos.
Pergunta 4 Unidade de conservação destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
O objetivo primordial de uma APA é:
a) A conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento, adequando as várias atividades humanas às características ambientais da área
Pergunta 5 O zoneamento ambiental é um instrumento da:
e) Política Nacional do Meio Ambiente.
Pergunta 6 Ao contrário de outras unidades de conservação, as APAs podem incluir terras de propriedade privada, não exigindo, portanto, a desapropriação de terras. Assim, uma APA não impede o desenvolvimento de uma região, permite a manutenção das atividades humanas existentes:
b) E