Educação ambiental no ensino fundamental
1.1 OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação ambiental é o processo pelo qual os indivíduos constroem valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente, levando o homem a reconhecer a maneira correta de explorar os recursos naturais. Ou seja, sua função é formar cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar individual e social.
Segundo Dias (2001), a Educação Ambiental teria como finalidade promover a compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade, proporcionar á todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental, induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, tornando-a apta a agir em busca de alternativas de soluções para seus problemas ambientais, como forma de elevação da qualidade de vida.
Um país precisa de educação para se desenvolver, pois sua grandeza não é medida pelo tamanho do seu território geográfico, mas pela dimensão e qualidade de ensino. Mas não de qualquer educação, mas sim aquela que seja crítica e dirigida à tomada de decisão e a responsabilidade social e política como afirma Paulo Freire (2003).
A educação tem sido construída através dos séculos, de geração em geração, para conservar e transformar a cultura e também para enfrentar desafios e objetivos que cada geração almeja. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com ensino e a aprendizagem de aprendizagem e procedimentos.
Na década de 60 o mundo começa a perceber as conseqüências do consumo desenfreado e desenvolvimento econômico adotado pelos países ricos. A expressão “Educação Ambiental” foi usada pela