Participação do jovem na sociedade nos dias atuais
O jovem tem por natureza a vontade de se manifestar, ir contra, revolucionar, tem no sangue a vontade de mudar o mundo, ou pelo menos melhorá-lo, e quando juntos podem mesmo conseguir o que querem.
O jovem de hoje não é o mesmo de antigamente, que lutaram com fervor contra a ditadura, no passado eles eram muito mais ativos, porém é preciso lembrar que naquela época havia uma forte censura, militarismo, a população não tinha liberdade de expressão, portanto era necessário uma drástica mudança e rápido.
Entretanto, mesmo levando tudo isso em conta os jovens de hoje estão um pouco “acomodados”, mas também não totalmente. Recentemente ocorreram manifestações no Brasil, cujo estopim foi o aumento da tarifa dos transportes públicos, e os manifestantes, em sua maioria, era composto por jovens estudantes que mais uma vez se uniram e conseguiram a redução da tarifa.
Hoje com o surgimento das redes sociais os jovens não se sentem mais na obrigação de irem para as ruas manifestar se podem fazer isso pelo computador. Organizar abaixo assinados pela internet ou colocar hashtags em primeiro lugar nos trendings topics do twitter para chamar a atenção dos governantes. Mas quando essas formas de manifesto não surtem o efeito esperado, eles podem, por meio dessas redes sociais, organizar os tradicionais manifestos, em que vão para a rua gritar sua vontade por um Brasil melhor.
Os jovens, mais do que qualquer outro, tem que realmente ir para a rua, gritar, manifestar, impor suas ideias para melhorar nosso país, pois são novos, corajosos, têm diversas boas ideias ansiosas para serem colocadas para fora, têm em seu coração e sua alma a força para lutar pelo que querem. Mostrando a sua coragem eles não têm nada a perder, somente a ganhar.
Trabalho de História
Aluna: Ana Carolina Canassa Marques – nº:1
Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes
3º ano 2