PROJETO DE PESQUISA Resultados Aqu M Uma Responsabilidade De Quem
Uma análise sobre a prática do controle social entre os jovens do município de Quixeramobim.
Iago Marcell da Cunha Nogueira1
RESUMO
A luta pelo direito de controle social é bastante atual. Teve sua visibilidade maior na década de 80, mas foi nos anos 70 que ela teve início. Com a privação das já minguadas informações políticas no período do regime militar, os cidadãos se viram na necessidade de reivindicar seus direitos. Três anos após o fim do regime, os cidadãos tiveram como sua maior conquista a publicação da Constituição Federal, documento contendo as regras de governo, incluindo o direito de controle social que teve papel fundamental nas transformações políticas do país. Apesar das transformações, o cenário brasileiro atual carece de reforços para que a controladoria social se torne efetiva, pois nem todas as promessas de vicissitude que vieram agregadas a Constituição foram efetivadas. Este projeto tem por objetivo analisar o conhecimento dos jovens do município de Quixeramobim sobre o controle social. Para o desenvolvimento da pesquisa serão usados dados bibliográficos e documentais, além de um estudo feito a partir de entrevistas e aplicação de questionários feitos com os jovens de Quixeramobim e especialistas em controladoria social, tencionando um entendimento mais aprofundado sobre o assunto.
Palavras-chave: Controle Social; Participação Social; Publicidade; Constituição Federal.
Introdução
Transmitido através dos veículos midiáticos, a transparência das contas públicas e o controle social são assuntos que têm ganhado força e destaque, e estão sendo cada vez mais discutidos e questionados. Aplicação e origem de recursos, fidedignidade das informações contábeis de entidades públicas e compreensibilidade das mesmas são os principais pontos discutidos.
Tratada como princípio pelo artigo 37 da CF/88, detalhado por seu § 1, os atos, programas, obras, serviços e campanha dos órgão públicos que devem ser