Plano de negocio
1. Gestão do Desenvolvimento Estratégico de Sistemas 03
1.1 Modelo de Processo de Software 03
1.1.1 Modelo em Fase ou Cascata 04
1.1.2 Modelo em Protótipo 05
1.1.3 Modelo em Espiral 06
1.2 Modelo Caótico 08
1.3 CMMI e MPS.BR 09
1.3.1 Modelos de Qualidade de Software 09
1.3.2 Modelo CMMI 10
1.3.3 Modelos MPS.BR e MR-MPS 11
1.3.4 Comparativo entre o MPS.BR e o CMMI 13
2. Sistema Integrado da Gestão Empresarial 13
2.1 Ferramentas de Software Empresarial 13
3. Bibliografia 18
GESTÃO DA SEGURANÇA E IMPACTOS DA TI
1.1. Modelo de Processo de Software
Um modelo de processo de software é uma descrição simplificada de um processo de software que é apresentada a partir de uma perspectiva específica. Os modelos, pela sua natureza, são simplificações; e, assim, um modelo de processo de software é uma abstração do processo real que está sendo descrito.
Dentre os modelos de processos destacam-se atividades que são parte do processo de software, produtos de software e o papel das atividades envolvidas na engenharia de software.
Alguns exemplos dos tipos de modelos de processo de software que podem ser produzidos são:
• Um Modelo de Workflow: mostra a seqüência de atividades no processo, juntamente com suas entradas, saídas e dependências. As atividades, nesse modelo, representam ações humanas;
• Um Modelo de Fluxo de Dados ou de Atividades: representa o processo como um conjunto de atividades, cada uma das quais realiza alguma transformação de dados. Esse modelo mostra como a entrada para o processo, tal como uma especificação, é transformada em saída como um projeto. As atividades, nesse caso, podem estar em um nível inferior ao das atividades em um Modelo de Workflow. Elas podem representar transformações realizadas por pessoas ou por computadores;
• Um Modelo de Papel/Ação: esse modelo representa os papéis das pessoas envolvidas no processo de software e as atividades pelas quais elas são responsáveis.
Existe uma série de