parthenon
O nome Parthenon significa a "Sala da Virgem" aonde templo foi dedicado pelos atenienses a padroeira da cidade, Athena Parthenos. Foi construido para celebrar a vitoria dos gregos contra os bárbaros. Iniciou se os trabalhos de construção do templo por volta dos anos 447 a.C. e perdurou até 438 a.C., por iniciativa de Péricles governante da cidade, foi construído no local de um templo dedicado a Atenas anteriormente localizado na Acrópolis . Projetado pelos arquitetos Iktinos e com seu parceiro Kallikratis a obra foi supervisionado por Findias, aonde o mesmo ficou responsável pelas esculturas decorativas do templo.
O Parthenon foi pensado ao estilo Vetrúvio, buscando prestar muito mais atenção nas categorias ligadas diretamente a parte estética.
Foram divididas em 6 divisões segundo o analista arquiteto da obra que são elas:
1) Ordenação: buscando o dimensionamento justos das partes que compõem o edifício e da modulação das unidade de medida.
2) Disposição: Seria o arranjo das partes de sorte, que elas fossem colocadas conforme a sua qualidade, implicando assim a representação gráfica do projeto.
3) Euritmia: Nada mais é daquilo que hoje chamamos de harmonia.
4) Simetria: Ao lado da Euritmia era um dos conceitos fundamentais da estética.
Simetria seria o calculo das relações, que os gregos chamavam de "analogias" calculo esse estabelecido através de medidas comuns.
5) Conveniência: Trata justamente da disposição de cada parte do edifício, o caráter de seus ocupantes, etc. trata também da unidade de variedade aonde esta voltada ao seu valor estético.
6) Distribuição: Que trata do principio em virtude do qual nada se deve fazer fora da possibilidade daquele que faz a obra. Embora o Templo seja o mais completo sobrevivente da ordem dórica, o Parthenon é visto como o mais refinado, estabelecendo as características arquitetônicas da ordem Dórica e Jônica. As métopes dóricas na colunata exterior e o friso jônico na parede exterior superior da