Partes do microscópio
Curso de _______________
Disciplina : _____________
Professora : Maria Júlia Frydberg Corrêa Angeloni
Aluno (a) : ___________________________________Data__/__/__
AULA PRÁTICA: PARTES DO MICROSCÒPIO
OCULARES (1) É a lente que fica próximo ao olho do observador. Esta fica inserida no CANHÃO (2). Note que ela esta apenas encaixada no tubo que a sustenta, isto é, não está presa a qualquer inclinação do aparelho por isso, se você não tomar cuidado, ela cairá. O canhão é sustentado pelo BRAÇO (3) do microscópio.
Na ocular existe um número seguido de um sinal de ‘vezes’, por exemplo 10X, o que indica a capacidade de aumento da ocular. Existem microscópios mono e binoculares.
OBJETIVAS (17) são lentes que se situam próximas ao objeto que está sendo examinado. Estas são parafusadas ao aparelho e você deve encontra-las bem firmes. Cada objetiva tem números que indicam qual é o aumento que ela proporciona. As oculares e as objetivas, servem para ampliar as estruturas visualizadas. As objetivas estão montadas numa peça móvel o REVÓLVER (18), a fim de possibilitar com o mesmo aparelho, a obtenção de diferentes aumentos. Gire o revólver ao longo dos 360 graus, você perceberá que cada vez uma objetiva chega a posição correta, você sentirá um ‘click’, se isto não ocorrer, você não conseguirá focar. Abaixo das objetivas, você encontrará uma ‘mesinha’ que chamamos de PLATINA (16) a qual tem um orifício no meio. O objeto que será visualizado, é colocado em cima de uma lâmina de vidro, que por sua vez é posicionada sobre o orifício da platina, de tal forma que a luz que vem de baixo possa projetar sua imagem para dentro da objetiva. Para deslocar a lâmina de um lado para o outro, existe um dispositivo chamado CHARRIOT (9, 10) que significa carrinho, em francês. A lâmina é encaixada sobre as PINÇAS do charriot. Conjunto do condensador: Genericamente, por extensão, costuma-se chamar de condensador ao