Partes do microscópio
Parte mecânica
1. Presilhas ou pinças (móvel e fixa): fixam a lâmina na mesa.
2. Mesa ou Platina: é uma plataforma plana que suporta a lâmina contendo o material a ser analisado com um orifício central para permitir a passagem da luz e transferência da imagem para a lente objetiva e a partir dela, para a lente ocular .
3. Charriot (e parafusos da mesa e do charriot): Servem para movimentar a mesa horizontalmente e verticalmente possibilitando percorrer vários campos do material montado na lâmina.
4. Base ou Pé: suporta o microscópio.
5. Braço ou Coluna: suporta o microscópio quando carregado.
6. Parafuso macrométrico: quando o botão é girado, a mesa é movida para cima ou para baixo, a fim de promover a primeira focalização da imagem do material.
7. Parafuso micrométrico: utilizado para ajustar a focalização da imagem em aumentos de 100X e superiores. Possibilita focalização com nitidez das imagens ampliadas em
100X, 400X e 1000X nas aulas práticas.
Parte Ótica
1. Diafragma: controla a intensidade de luz que atravessa o material preparado na lâmina. Como uma regra geral, quanto mais transparente e delgado o material, menos luz será requerida.
2. Condensador: concentra os feixes de luz, formando um filamento de luz que atravessa o material para focalização de sua imagem.
3. Fonte de luz: projeta luz para cima que atravessa o diafragma, o condensador a lâmina com o material preparado e as lentes objetivas e ocular através do prisma optico. 4. Revólver: suporta e posiciona as lentes objetivas que através dele podem ser utilizadas alterando o aumento da imagem em focalização.
5. Lentes oculares: lentes que fornecem um poder de aumento de 10x. (Onde aproximamos e posicionamos o nosso olho para observarmos o material que está sendo focalizado).
6. Lentes objetivas: geralmente, há três ou quatro lentes objetivas em um mic roscópio, consistindo de capacidades de aumento de 4x, 10x, 40x e