Maias
SENAI – CHAPECÓ
TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO
Montagem do LEGO
Leonardo Poleto
Kalebe Betcel
Relatório
Chapecó – SC
2012
NOME DO ESTUDANTE
NOME DO ESTUDANTE
( em ordem alfabética)
MONTAGEM DO LEGO
Relatório apresentado à UC de Comunicação Oral e Escrita do curso Técnico em Automação do SENAI–Chapecó como requisito parcial para a aprovação na Unidade Curricular .
Professora: Angela Damim
Chapecó – SC
2012
1 INTRODUÇÃO
O devido documento tem como objetivo relatar uma aula pratica, lecionada pelo profº Fabio, na qual montamos e programamos um robô de LEGO. Relataremos agora um pouco sobre o processo de montagem deste robô.
2- DESENVOLVIMENTO
Primeiramente chegamos à sala e a turma se dividiu em grupos e cada grupo montaria seu próprio robô. No meu grupo nós dividimos as tarefas e revezávamos para que cada um pudesse montar um pouco. O robô que iriamos montar seria uma pequena guitarra. Separamos as peças e entre elas utilizamos um módulo NXT, que é o aparelho que armazena todas as informações de comando do robô, e mais um sensor de presença. Começamos a montagem pelo braço da guitarra, e após alguns minutos instalamos o sensor e a placa que localizaria as notas da guitarra. Logo após, montamos o painel e inserimos o módulo NXT no painel da guitarra para podermos iniciar a programação. Nessa parte tivemos que fazer o download de um arquivo no site do LEGO Mindstorms para poder instala-lo no módulo. E, depois de coloca-la para carregar, estava pronta para o uso. Esse robô tinha como finalidade a diversão de quem o montasse, que poderia escolher entre musicas já existentes em sua programação ou tocar em modo livre. No entanto há robôs com diversas outras finalidades. Existem alguns que servem para separar peças em uma esteira por exemplo. As peças desses robôs e sua programação estão disponíveis no site do LEGO Mindstorms.
3 CONCLUSÃO
O objetivo desse relatório foi contar