Parte i (marketing – conceitos e definições) do livro do kotler
Primeiramente a equipe de marketing de uma academia deve identificar e traçar os perfis de grupos distintos de consumidores em potencial que poderão comprar os serviços e produtos desta academia. Essa identificação pode ser feita analisando-se diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais dos grupos que frequentam ou residem na área próxima a academia. A partir desta identificação devem ser desenvolvidos produtos e serviços para atrair cada público-alvo que possa apresentam as maiores oportunidades de acordo com o que a academia poderá atender de maneira superior.
Criados os serviços e produtos para cada público-alvo, e depois também encontrado o valor e satisfação para cada um deles, deve-se iniciar estratégias para construir uma rede efetiva de relacionamentos com os principais públicos interessados. E para finalmente começar a captar clientes podem ser utilizados os canais de marketing (comunicação e diálogo) com a inteção de levar aos clientes em potencial as informações do produto ou serviço oferecido que possam satisfazer as necessidades deles. Deve-se estruturar também a cadeia de suprimento que servirá para manter o bom funcionamento de todos os serviços da academia. O bom funcionamento da academia é obviamente importante para que o cliente continue achando satisfatório estar matriculado ali, pois caso isso não esteja acontencedo ele pode acabar procurando se satisfazer na concorrência, ou até em um caso muito comum, ele pode desistir de praticar exercícios.
De forma mais específica, a academia é estruturada de forma a atrair e comportar seu público-alvo. É importante haver um bom treinamento para toda a equipe de professores e funcionários para poder receber bem os clientes, satisfazer as necessidades deles e suprir seus desejos, e também para