Parte I - Fundamentos
1º ) Em relação à Crise Ambiental há uma relação intrínseca entre três elementos relevantes: população, recursos naturais e poluição. Descreva sobre os aspectos mais relevantes desses três elementos e suas interligações.
2º ) As leis da Física, conhecidas desde longa data, como a lei da conservação da massa, a primeira lei da termodinâmica, assim como a segunda lei da termodinâmica, estão atualmente sendo utilizadas para o entendimento dos sistemas ambientais. Defina as referidas leis e a seguir, as implicações dessas leis na conservação do meio ambiente. 1R: A população no planeta todo cresce demasiado a cada ano que passa, sendo que esse crescimento é ainda mais marcante em países subdesenvolvidos. Questiona-se por quanto tempo os recursos naturais já existentes no planeta serão suficientes para sustentar uma população que aumenta a cada ano, e tem um período de vida longínquo pelo avanço tecnológico.
Os recursos naturais são qualquer insumo de que organismos, populações e ecossistemas necessitam para manter-se. Logo, se estes forem insuficientes, trarão um problema catastrófico a humanidade e a vida em geral. Eles devem ser processados também com o cuidado de não afetar de forma ruim o meio ambiente. Um recurso natural pode ser economicamente viável, e está ligado a tecnologia, já que precisa ser processado para a sua utilização.
Finalizando, temos a poluição, a alteração das características físicas químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que possam causar prejuízo a saúde e sobrevivência da vida na terra. Os poluentes são resíduos gerados pela atividade humana, que causam um impacto ambiental negativo. A concentração de tais resíduos no ar, água e solo esta diretamente ligada a poluição. É um problema difícil de resolver, já que nem todas as formas de poluição são localizadas(tem um local específico), sendo muitas vezes dispersas, tornando-se incapazes de serem controladas decentemente.