parte escrita Custos
Esta etapa de Análise financeira é a organização dos dados financeiros da empresa, a partir disso são propostas melhorias juntamente com ferramentas para controle das finanças da organização. As análises financeiras darão insumos para o saber se está tendo lucro, se seus produtos são rentáveis e se sua empresa consegue operar com fluxos de caixa positivos. Desta forma a empresa poderá organizar suas finanças e entender melhor a situação financeira, assim poderá tomar decisões embasadas, as quais irão contribuir efetivamente para a saúde da empresa.
“A importância da gestão financeira para os empreendedores de pequenas e médias empresas tem se tornado fundamental, conceitos básicos e de elevada importância como fluxo de caixa, gestão de custos, planejamento de investimentos e lucros, sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados, assim como formas de apoio a gestão são determinantes na geração de resultados na atividade empresarial”. ESPA (Escola Superior Paulista de Administração)
ESTRUTURA DE CUSTOS Uma empresa que possui seus custos estruturados possibilita ao gestor um melhor monitoramento de todos seus gastos, e serve de base para análise da rentabilidade de cada tipo de produto/serviço da organização. O controle da estrutura de custos deve ser visto como um instrumento que oferece subsídios para tomada de decisões estratégicas e fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Para classificar os gastos da empresa nos sistemas de custeio, é necessário identificar a atividade-fim da organização. Dessa forma, todos os gastos que estiverem diretamente ligados a execução do intuito final da empresa será classificado como custos. Os demais, que servirem apenas como suporte a essa atividade, serão classificados como despesas.
Desse modo, é de fundamental importância explicar alguns conceitos que serão utilizados ao