PARTE 3 SISTEMA DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTA O DOS MATERAIS
3.1Definição e objetivo......................................................................................
A competitividade crescente entre as empresas determina que estas respondam de maneira rápida e eficaz às solicitações do mercado que atua. É necessário que as empresas disponham de sistemas e técnicas eficientes de movimentação e armazenagem de materiais de maneira a garantir agilidade na separação de pedidos e distribuição de produtos de maneira segura.
Uma gestão de estoques adequada à política empregada pela empresa proporciona resultados satisfatórios para o processo de controle de materiais, principalmente nas áreas diretamente relacionadas à administração de materiais, como: compras, recebimento, controle de qualidade e controle dos estoques.
O desconhecimento de técnicas de gestão de estoques implica na falta de materiais para produção, atraso de pedidos e consequentemente insatisfação dos clientes.
A utilização da identificação de mercadorias por código e técnicas de gestão que definem o planejamento de estoque deve ser analisada no sistema de armazenamento e movimentação de materiais. Estas análises garantem posição estratégica às empresas que podem se antecipar ao mercado e responder a ele de maneira rápida a partir da eficiente Administração de Materiais.
O objetivo geral deste trabalho é comparar o desempenho de um layout de estoque real determinado sem fundamentação científica com layouts de estoque propostos a partir da aplicação de métodos científicos, verificando os impactos na movimentação de materiais, utilização do espaço físico e na armazenagem de materiais.
3.2 Armazenagem............................................................................................
A Armazenagem é constituída por cafetões um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve