Parte 2 TCC Sindrome De Burnout Oficial
A relação do homem com o trabalho é parte fundamental de sua vida. O homem não vive sem trabalho, seja pela sua autoestima e status seja para o sustento e sobrevivência própria e de sua família. Envolvidos em condições de trabalho marcadas pela intensificação das atividades laborais que absorvem grande parte do tempo dos trabalhadores, pouco espaço resta ao trabalhador para pensar sobre sua prática, estabelecer novas possibilidades, rever estratégias e dinâmicas, conversar com outros colegas de trabalho, empobrecendo o conteúdo do trabalho, causando tristezas, descontentamentos, perda da esperança e desistência do ofício, sendo estes sentimentos, causadores de doenças físicas e mentais.
Esse estudo aqui proposto tem a finalidade de apresentar o conceito da Síndrome de Burnout, bem como seus sintomas, causas e tratamento e fará parte de uma de uma pesquisa bibliográfica exploratória em publicações nacionais e internet que abordam a síndrome em várias áreas profissionais, mais especificamente na área da saúde, Além de pesquisas usamos questionários simples para ver o grau de conhecimento dos alunos e CEETEPS, referente a esta síndrome, que foi aplicado no Centro Paula Souza.
Diante de nosso estudo e pesquisas, escolhemos então o UPA – Unidade de Pronto atendimento de Itanhaém como nosso método de pesquisa. Após todo o procedimento de autorizações que se fazia necessário, colocamos em prática nossas atividades e iniciamos com a seguinte pergunta: Pode a equipe da Saúde deste UPA, estar desenvolvendo a síndrome de burnout pelo nível de estresse ocupacional enfrentado e esse interferir na qualidade da assistência desta Unidade de pronto atendimento?
Afinal, médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagens, recepcionistas de hospitais exercem atividades intensas, em contato constante e direto com pacientes, com a dor e a morte, expondo-se a uma sobrecarga de trabalho e desgaste que levam a um estado constante de estresse. Dentro dessa perspectiva, objetiva-se