Parte 02 Do Prejeto
Aluna Estagiaria: Debora Tinti RA:6447283586
Local de Estagio: Associação Bethel
Recuperação da Auto Estima de Idosos e Adultos
“Uma das condições para se conseguir o bem-estar satisfatório consigo mesmo e com os outros é a autoestima.” Introdução:
O que é autoestima?
O conceito de autoestima é melhor compreendido quando é conhecido, de início, o autoconceito e seus constituintes.
O autoconceito tem seus constituintes que são: a autoimagem, que é o que o indivíduo pensa a respeito de si mesmo; a auto eficácia, que diz respeito à confiança do indivíduo na sua capacidade de realizações, de compreensão e a autoestima, objeto de estudo nesse trabalho, relacionado à aprendizagem de jovens e adultos, que diz respeito ao que a pessoa sente diante de suas conclusões a respeito de si mesmo.
A autoestima é um dos fatores de ordem interna que motivam o adulto para a aprendizagem, juntamente com satisfação, qualidade de vida, etc., pois é fruto de interação social que propicia o acesso à cultura através da troca de experiências, de informações, ou seja, o fortalecimento do vínculo resulta em aprendizagem. A autoestima é como o indivíduo se sente diante da avaliação que faz de si mesmo.
Apresentação: O presente trabalho visa apresentar a relação entre autoestima e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, bem como seus efeitos.
Podemos observar seu processo de aprendizagem e os conceitos de autoestima, de autoconceito, autoimagem e de auto eficácia, bem como a atuação da autoestima e da baixa autoestima em toda a vida do educando, principalmente em seu processo ensino aprendizagem. Destaca a influência dos âmbitos familiar e escolar na vida do aluno adulto: como ambas, através de uma fundamental parceria participativa na vida do educando, ainda que esse seja adolescente ou adulto, podem contribuir para o sucesso na aprendizagem do mesmo com incentivo às capacidades através do afeto que, por sua vez, eleva a autoestima, pois tais