Parreca
Francisco Alonso, nº9
João Daniel, nº11
Ricardo Pimenta, nº15
Rui Mateus, nº16
Objetivos: Com esta atividade laboratorial pretendemos conhecer o ponto de ebulição de um líquido, usando uma técnica tradicional, com vista a avaliar não só o ponto de ebulição mas também a pureza do respetivo líquido em estudo.
Introdução Teórica: Como já estudado, a temperatura de ebulição e a temperatura de fusão são propriedades físicas características de uma substância. Esta atividade tem como objetivo determinar a temperatura de ebulição no álcool etílico. Ponto de ebulição refere-se à temperatura do processo onde um líquido está a sofrer mudança de estado líquido e para estado gasoso. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Escolheu-se para a realização um dos vários tipos de determinação do ponto de ebulição, a técnica tradicional conhecida como método de Siwoloboff. As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto que as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, mais diferente será temperatura na ebulição.
Para a experiência, usou-se o seguinte material:
-Gobelé -Esguicho com água
-Tubo de Ensaio -Álcool Etílico
-Termómetro -Suporte
-Tubo capilar (aberto numa só extremidade) -Garra e Noz
-Placa de aquecimento -Cronómetro
-Elásticos
Com este material procedeu-se da seguinte forma, colocou-se o líquido em estudo(etanol) no tubo de ensaio até cerca de metade do volume do tubo seguidamente prendeu-se o tubo capilar, com a parte aberta voltada para baixo, à ponta inferior do termómetro com a ajuda de um elástico.