PARQUES NACIONAIS
O QUE SÃO PARQUES NACIONAIS
Um parque nacional é uma área que contém amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas e habitats de espécies, animais e vegetais, com interesse ecológico, científico e educacional. As paisagens destas áreas encontram-se pouco alteradas pela actividade humana.
CARACTERÍSTICAS DE UM PARQUE NACIONAL
De acordo com a IUCN (International Union for the Conservation of Nature and Natural Resources), para um local poder ser considerado um parque nacional precisa de reunir um determinado conjunto de características. Sendo assim, um parque nacional é considerado um lugar:
Constituído por um ou mais ecossistemas não materialmente alterados pela mão humana; Com um tamanho mínimo de 1000 hectares dentro de zonas onde a proteção da Natureza prevalece; Onde as autoridades impõem medidas e regras para evitar a exploração e/ou ocupação humana, de forma a respeitar todas as espécies, características ecológicas ou geomorfológicas que levaram à criação do parque;
Onde os visitantes estão autorizados a entrar caso não violem as leis do parque, nem prejudiquem o bom funcionamento deste, podendo, se o fizerem, vir a ser expulsos ou punidos; Que proíbe a exploração de recursos naturais (incluindo a construção de barragens); Que tem pessoal e um orçamento abundante de forma a poder assegurar uma proteção suficientemente eficaz.
AMEAÇAS A UM PARQUE NACIONAL
Existem diversas ameaças aos parques nacionais. Entre elas a maioria é causada pela raça humana, de forma directa ou indirecta, o que demonstra um comportamento irresponsável e inconsciente. Entre elas, podemos destacar:
A perturbação dos ecossistemas através de lixo humano, por exemplo.
A introdução de espécies exóticas ou invasores.
Desflorestação causada por incêndios, chuvas ácidas e pelo abate de árvores.
O Efeito de Estufa causado pelos GEE (Gases com Efeito de Estufa) também provenientes da actividade humana. Este leva ao