Projeto de paisagismo
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE SILVICULTURA DE ESPÉCIES NATIVAS E URBANAS
Projeto Paisagístico: Revitalização da Praça Sóter Pádua em Diamantina-MG
Ana Flávia Guimarães Paolinelli
Bruna Mara Leão
Thaís Ribeiro costa
DIAMANTINA
Janeiro, 2014
Apresentação
Este projeto apresenta em forma de um croqui a locação das espécies vegetais; nome científico e popular; porte adequado de plantio; espaçamento e densidade de plantio; quantificação e observações pertinentes. Também é apresentado neste texto breve manual de implantação e manutenção, que visa uma melhor e mais objetiva implantação dos jardins.
Descrição
Com base nas informações obtidas no levantamento de campo, constatou-se que a Praça Sóter Pádua de uma maneira geral em bom estado de conservação, o traçado da praça encontra-se preservado parcialmente, uma vez que a pavimentação possui algumas rachaduras e tem sua superfície coberta por musgos, sendo necessárias intervenções que modifiquem a pavimentação existente.
Embora cause sombreamento, a vegetação arbórea da praça apresenta-se vigorosa e bastante plástica, porém será necessária a intervenção através de podas permitindo a luminosidade sobre as espécies de baixo porte.
A vegetação de baixo porte apresenta como único e principal problema a falta de manutenção, estando os canteiros com sua vegetação rasteira bastante disforme (resultado da falta de complementação e solo exposto).
Uma das principais carências da praça é a ausência de lixeiras nos passeios públicos e a falta de postes de iluminação.
Procurou-se contemplar também o conforto dos usuários garantindo áreas sombreadas, principalmente os caminhos e também proporcionando áreas de descanso. Desta forma buscando uma relação psicológica positiva com os espaços externos.
Manual de Implantação
1) Pavimentação:
Deverá ser refeita a pavimentação da calçada e da escada de acesso.