Parque nacional da serra dos órgaos
Marketing Turístico
Petrópolis, 10 de Novembro de 2012.
Ana Paula da C Mello
RGU: 08200092
INTRODUÇÃO
Em 1822, Dom Pedro I, de passagem para Minas Gerais foi uma das primeiras celebridades a cruzar suas montanhas e se encantar com a região. Gostou tanto, que acabou adquirindo terras e construindo uma fazenda onde mais tarde foi erguido um palácio, hoje o Museu Imperial. Mas foi em 30 de Novembro de 1939, através de um Decreto-Lei que o então presidente Getúlio Vargas, como demonstração de seu apreço pela região, transformou-a em parque nacional, o terceiro mais antigo parque nacional do Brasil.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado no estado do Rio de Janeiro em terras dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, ocupando aproximadamente 10.600 hectares. Seu nome deriva do antigo nome local dado às encostas atlânticas da Serra do Mar nesses municípios. A origem mais provável é a imaginação religiosa dos católicos colonizadores portugueses. Eles talvez tenham notado nos impressionantes picos uma semelhança com os grandes órgãos de catedrais europeias e os batizaram por analogia.
O Parque faz parte da Serra do Mar, que é aqui que ela atinge seu ponto mais alto e ainda possui um bom pedaço de Mata Atlântica preservada, uma de nossas vegetações mais devastadas, com apenas cerca de 8% de mata nativa remanescente cobrindo nosso solo. Na parte mais alta, possui vegetação de altitude, rasteira, além das vistas absolutamente deslumbrantes.
Esse trabalho traz a proposta de analisar um ponto turístico eco rural com uma visão turística o Parque Nacional da Serra dos Órgãos levantando os as qualidades e os pontos de melhorias, desde a entrada da cidade de Petrópolis ao ponto turístico escolhido como tema.
1. INFRAESTRUTURA GERAL
A cidade de Petrópolis é uma cidade onde o clima é ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos