Parque André Citroen
Faculdade de Ciências e Técnologia
Arquitetura Paisagista
Urbanismo
Ano letivo 2013/2014
TRABALHO FINAL
PARQUE ANDRÉ CITROËN COMO FERRAMENTA DA REVITALIZAÇÃO URBANA
Henrique Barbosa Miranda, N.º 51020
Junho de 2014
Índice
Introdução
Este trabalho é desenvolvido para a unidade curricular de Urbanismo, inserida no 3º ano da licenciatura do curso de Arquitetura Paisagista, orientado pelo docente Miguel Reimão Costa.
O trabalho tem o objetivo de expor um projeto de revitalização urbana realizado em Paris numa área que abrigava uma antiga fábrica de automóveis, onde a partir da construção de um parque – André Citroen – iniciou-se uma revitalização de todo o bairro que o mesmo estava inserido. Salientando suas características arquitetônicas, paisagísticas, urbana e social. Dessa forma mostrando tanto lado positivo quanto negativo que uma área pode sofrer depois de um revitalização urbana.
.
Parque André Citroën como ferramenta da revitalização urbana
Breve Histórico Citroën construiu em 1915 sua fábrica na margem do rio Sena em Paris, esta operou lá até o encerramento em 1970 quando as industriais de automóvel local foram transferidas para fora da cidade. Nessa época, Paris começou a comprar de volta todas as zonas industriais abandonadas a fim de dar outros usos para as mesmas, como parte de um processo de re-embelezamento da cidade. Com isso, em 1985 foi aberto um concurso público para concepção de um parque no local da antiga fábrica. Durante a competição, o júri não conseguiu eleger apenas um vencedor, sugerindo dessa forma uma colaboração entre dois grupos, chefiados pelo arquiteto paisagista Alain Prost porem com o auxílio de Gilles Clément, Patrick Berger, Jean-François Jodry e Jean-Paul Viguier.
O Projeto
O Parque André Citroen ficou pronto em 1992 sendo concebido não somente para ser uma área de lazer e recreação como também para