parnaíba
Segunda cidade mais populosa do estado do Piauí, a Parnaíba guarda importância histórica em suas casas, principalmente as que estão situadas próximas ao porto. Parte da região nordeste do Brasil, conta com uma população de mais de 146 mil habitantes distribuídos numa área territorial de 438 km². O nome do município, derivado da língua tupi-guarani, significa rio de águas barrentas e seu clima é megatérmico e tropical semi-úmido, por isso a região tem maior índice de pluviosidade na época que vai de janeiro a junho.
A Parnaíba teve como primeiros visitantes os navegantes pelo mar por volta de 1500 e início de 1600. Habitada pelos índios Tremembés, a região foi transformada pela intensa ação dos jesuítas e dois povoados foram responsáveis por dar origem à cidade de Parnaíba, o Testa Branca e o Porto das Barcas. Devido a uma grande fazenda de gado e a presença do porto, que impulsionou o comércio, a região pôde se expandir. A cidade deve também grande parte de seu crescimento ao charque, carne desidratada pelo sol e vento, que passou a ser comercializada com os estado de Pernambuco, Pará, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. Deve-se também ao comércio de escravos, pelo fato de que grandes lotes eram vendidos para o Maranhão, o Ceará e para municípios vizinhos. Com o crescimento, a Vila São João da Parnaíba foi elevada à categoria de cidade em 14 de agosto de 1844.
Os primeiros relatos de visitantes na região já diziam respeito ao Rio Parnaíba e sua grandiosidade. O Rio é muito conhecido por seu delta, foz do rio formada por vários canais ou braços do leito, único das Américas e terceiro maior do mundo em mar aberto. É da Parnaíba que saem as embarcações que levam ao Delta do Parnaíba e essa posição fez da região um pólo turístico. O Delta possui cinco braços e envolve mais de 70 ilhas fluviais. Repleto de dunas e mangues, a paisagem exuberante garante um cenário paradisíaco que atrai cada vez mais visitantes. Mas o Rio não é a única atração da