parnasianismo
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFICIONAL
TUTOR:
ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO
TEMA 5: PREPARANDO-SE PARA O MERCADO SUSTENTÁVEL
NOVA ECONOMIA GLOBAL, GREEN ECONOMY, EDUCAÇÃO EGREN JOBS
ELIENE SANTOS ROCHA - RA: 4473909024
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.
O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.
Empresas socialmente responsáveis geram, sim, valor para quem está próximo. E, acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.
O estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) destaca alguns setores no Brasil que podem alavancar a criação de empregos verdes. O primeiro deles é a construção civil, principalmente em virtude das grandes competições esportivas que o País sediou neste ano. A geração de empregos verdes na construção civil depende dos cuidados dispensados em cada uma das etapas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a qualidade ambiental interna e externa para as