parnasianismo
A CIRCULAÇÃO NA MANAUS DA BELLE ÉPOQUE:
MODERNIZAÇÃO E EXCLUSÃO
Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira
Departamento de Geografia/UFAM jaldemir@ufam.edu.br Msc. Soraia Pereira de Magalhães
Técnica da EMTU, pesquisadora do GPECAB soraia_mag@yahoo.com.br RESUMO
ABSTRACT
Este artigo busca, a partir de fontes primárias, jornais diários e documentos oficiais, tais como: decretos, mensagens e leis, analisar a implantação dos bondes elétricos na cidade de Manaus em 1896 e a expansão ocorrida até 1910.
Se de um lado, a implantação de sofisticado serviço de transporte, que coincide com o período áureo da borracha, significava o sinal da modernização numa cidade tropical, de outro assinalava a exclusão de parte significativa da população desse serviço.
The article seeks from primary sources, daily papers and official documents, such as: decree, messages and rules to analyze the beginning of transportation by trolley in
Manaus in 1896, as well as its expansion until 1910. The beginning of sophisticated transportation that took place at rubber boom period, whether means modernization in a tropical town, on the other hand, it emphasizes the exclusion of a significant part of the population.
Palavras chave: Amazônia, transporte coletivo, bondes.
Key words: Amazon region, public transportation, trolley.
Introdução
A pesquisa que deu origem ao texto utilizou-se de fontes primárias, jornais diários e documentos oficiais como decretos, mensagens e leis. Retoma-se um tema recorrente na Geografia desde os clássicos: o que sustenta serem os elementos geográficos os tipos mais simples de circulação.
Os caminhos por onde passamos aparecem a nós e aos outros com uma fisionomia, mas é importante considerar o quadro geográfico que os determina. Jean Brunhes sustenta que é no caminho em que se dá o contato entre o mar ou rio e a terra, entre a atmosfera e a terra, que o desenvolvimento dos meios de transporte deixa suas marcas – com portos,