Parnasianismo
O Realismo e o Naturalismo foram um movimento artístico e literário que surgiram no século XIX, na França, em reação ao Romantismo. Tanto o Realismo quanto o Naturalismo atacam a burguesia, o clero e a monarquia, porém o Naturalismo pode ser considerado como o Realismo exacerbado, ou seja, uma radicalização do próprio Realismo.
Parnasianismo
O Parnasianismo foi uma escola literária ou um movimento literário - essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo - que surgiu na França após a publicação de uma série de poesias. A escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier e o seu nome vem do termo grego “Parnassus”, que significa o lugar mitológico onde as musas moravam.
O Parnasianismo foi um movimento que destacou-se somente no Brasil e na França, onde teve origem.
As principais características do Parnasianismo são:
· Esteticismo: Preocupação com o belo, valorizando a estética.
· Objetividade e Impessoalidade: Apresentação do fato como ele é, sem deformá-lo pela maneira pessoal de ver, sentir e pensar.
· Arte pela Arte: A poesia vale por si mesma, não possui compromisso e se justifica por sua beleza.
· Preciosismo: Poesia descritiva, focalizando cada detalhe.
Parnasianismo no Brasil
No Brasil o Parnasianismo dominou a poesia até a chegada do Modernismo Brasileiro, a importância deve-se ao elevado número de poetas e à extensão de sua influência, já que seus princípios dominaram por muito tempo a literatura brasileira. Entre 1870 e 1880 o romantismo extinguiu-se no Brasil e assim iniciou-se a poesia científica, a socialista e a realista, que foram as primeiras manifestações da reforma que acabou por se canalizar para o Parnasianismo.
O Parnasianismo teve entre seus primeiros influentes Gonçalves Crespo e Artur de Oliveira e firmou-se definitivamente com Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac. Os três autores juntos formavam a “Tríade Parnasiana”. Apesar de ter