ADMINISTRAÇÃO X ECONOMIA
Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Teoria Econômica I
Professor: João Josino
ADMINISTRAÇÃO X ECONOMIA
Aluna
Patrícia Barreto de Abreu
Horizonte-Ce, maio de 2012
ADMINISTRAÇÃO X ECONOMIA Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz na maximização do lucro econômico das organizações. A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Economia é a ciência social que tem na administração a sua aplicação e que estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade, analisando os lucros potenciais que uma organização poderá alcançar se aplicar seus recursos em outra atividade. Rosseti (2002) destaca que a palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos= governo, administração.
Podemos dizer então que a administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade (ou o melhor conjunto) dos recursos disponíveis, enquanto que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. É preciso maximizar a produtividade, mas sem descuidar da quantidade ótima para a empresa, sem afogar o mercado com mercadorias, desvalorizando-as e deixando de maximizar o lucro. Talvez a parte que as duas ciências mais se complementem é na determinação dos equilíbrios de mercado, as famosas leis da oferta e da demanda.
Administradores em geral estão preocupados com custos médios e preços de venda; economistas, com a elasticidade de demanda e oferta do mercado, ou seja, com quanto os participantes do mercado estariam dispostos a consumir e a produzir a mais se