parnasianismo e simbolismo
Técnico integrado em eletroeletrônica
David Donizete Leme 135022-6
Ian Marson 135011-1
Kainan Cremm Ramos 135010-2
Lucas dos Santos Ramos 135040-4
Nicolas Oliveira Garcia 135012-9
Parnasianismo e Simbolismo
Bragança Paulista
2014
Parnasianismo O parnasianismo foi um movimento artístico que teve sua origem na França, em 1866, com a publicação da coletânea Le Parnasecontemporain. Os escritores deste período contrapunham-se á prosa realista/naturalista, que utilizavam da arte para documentar e denunciar as realidades sociais, e assim, a arte tornou-se uma forma de contemplar-se a si mesma (arte pela arte). O nome do movimento faz um tributo á Antiguidade clássica - o Parnaso, segundo a mitologia, era o monte onde residiam o deus Apolo a as Musas, na Grécia -, pois neste período, os autores retornaram ás essências clássicas: as temáticas racionalistas, universalistas, o rigor e a perfeição formal. No parnasianismo, também em consequência da retomadas aos modelos clássicos, voltou-se autilizar do verso de 10 sílabas (decassílabo) e das rimas ricas. Características do Parnasianismo:
Arte pela arte: a poesia vale por si mesma, não possui nenhum tipo de compromisso e se justifica por sua beleza. Ela faz referências ao prosaico (cotidiano), e o texto mostra interesse a assuntos pertinentes a todos.
Olhar impessoal, objetividade: o poeta apresenta o fato, a personagem, o cenário como realmente são e o que acontece na realidade, sem deformá-los ou idealizá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Essa posição combate o exagerado subjetivismo romântico.
Perfeição formal:como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso social, a estética é muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo.
Rimas Ricas: evitam-se palavras da mesma classe gramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém