Parmênides x Heráclito x Descartes x Bacon
Por outro lado, também na era pré-socrática temos Heráclito, filósofo ao qual, em contrapartida, podemos atribuir o empirismo, o conhecimento através da experiência, o conceito de transformação e o princípio dialético do movimento, tendo por princípio-base o fogo, que nunca é o mesmo. Estes dois filósofos gregos inauguram dois métodos de pensar diferentes um do outro, constituindo a base para o pensamento de Descartes e Bacon, séculos adiante.
René Descartes busca reintroduzir o método racionalista como sendo o verdadeiro método, e, assim resgata a linha de pensamento de Parmênides. O fundamento do Racionalismo é o conhecimento abstrato, que dá o conhecimento da coisa, ao invés de apreendê-la única e exclusivamente através da experiência sensorial. Desta maneira, é um método objetivo, uma vez que se utiliza do pensamento através de idéias universais e não esbarra na armadilha do conhecimento sensível, sujeito ao subjetivismo de cada pessoa.
Em contrapartida, Francis Bacon resgata o Empirismo, outrora preconizado por Heráclito, o qual realiza uma reforma do conhecimento, instaurando o método experimental, visando a organizar e controlar os dados recebidos da experiência sensível, graças a procedimentos adequados de observação e experimentação (os gregos não tinham noção disto); organizar e controlar os resultados observáveis e experimentais para chegar a conhecimentos novos; aplicar na prática os resultados. Bacon e