Paris e Nova York: diferenças
Surgimento A única certeza é de que os Parísios são os mestres da região quando chegam as tropas de César, em 52 A.C. Em 1624 com a chegada dos holandeses, adotando o nome de Nova Amsterdã.
Características físicas Está escondida no arco do rio Sena. A cidade ocupa uma área de 105,39 km² (41 quilômetros quadrados), que inclui duas ilhas, a Île Saint-Louis e Île de la Cité. Está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água.
Grandes problemas
Invasões Vikings e até dos Ingleses eram uma ameaça. Problemas com a seca do rio Sena e falta de água até o século XIII. Super povoamento em 1589 e em 1785 a falta de saneamento provocou a disseminação de doenças. Cidade abarrotada de gente.
A ilha de Manhattan não possuía espaço para o crescimento da cidade. Crescimento desordenado da cidade. Sem espaços públicos na cidade.
Interventores
Rei Felipe Augusto, “Monges medievais”,
Henrique Dominic Jerra, Rei Henrique IV, George Eugéne Hausmann John Rendon Jr., Engenheiros diversos, paisagistas.
Principais intervenções O rei Felipe Augusto construiu uma muralha para a proteção da cidade. Os monges projetaram aquedutos por baixo da cidade. Jerra criou um canal para resolver o problema com água. Rei Henrique construiu a Ponte Noveau. Hausmann criou grandes avenidas, boulevards e ligou as estações ferroviárias. Criação de aterros para o crescimento da ilha de Manhattan. Plano de Grade para ordenar o crescimento da cidade. Criação de um canal de Erie. Criação de um parque em Manhattan o famoso Central Park. Construção das Pontes ligando a ilha de Manhattan a outras partes da cidade. Usina Elétrica.
Infra-estrutura hoje Apesar de não poder crescer muito para os lados e nem para cima, devido ao terreno frágil da cidade, Paris ainda sim dispõe de uma das mais modernas infra estruturas do mundo. A