PAREM AS MÁQUINAS
MÁQUINAS!
Introdução às Profissões em Comunicação
Professor: José Luis Laranjo
Camila Oliveira
Marina Melhem
Maiquel Vinícius
João Cardoso
João Pedro Lacerda
João Guilherme Lacerda
Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias , dados factuais e divulgação de informações . Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, logo definimos jornalismo como uma atividade de Comunicação .
Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da Internet .
Etapas da Produção de um Jornal Impresso • Definição de pauta
A primeira figura que começa a trabalhar em uma redação é o “pauteiro”, também chamado de “chefe de reportagem”. É ele quem indica quais serão os temas tratados na edição em questão. O “pauteiro” seleciona os temas de acordo com o interesse do público e tendo como base as notícias recentes. Depois de definidos os assuntos que serão tratados, o “pauteiro” distribui as pautas entre os repórteres de acordo com a editoria de cada um. Em alguns veículos a figura do “pauteiro” não existe, nesse caso o próprio repórter é encarregado de apresentar novidades para possíveis pautas.
A pauta é um dos itens principais do jornalismo. É a partir dela que o jornalista/repórter irá a campo buscar informações, apurar e iniciar a construção da reportagem. A pauta é a orientação do repórter e, por isso, deve ser muito bem feita.
Ela tem por objetivo oferecer o maior número de informações para o repórter que irá fazer a matéria. Como todos sabem, o repórter muitas vezes chega na redação para pegar as pautas e precisa sair correndo para produzir várias matérias. Assim, tendo em mãos uma pauta bem elaborada não terá