Paredes de concreto
PAREDES DE CONCRETO
GOIÂNIA, 2013.
INTRODUÇÃO
O sistema de construção de paredes de concreto é um método racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala quando o desafio é a redução do déficit habitacional. O sistema possibilita a construção de casas térreas, assobradadas, edifícios.
No sistema construtivo de paredes de concreto, a vedação e a estrutura são compostas por esse único elemento. As paredes são moldadas "in loco", tendo embutidas as instalações elétricas, hidráulicas e as esquadrias.
O método é inspirado em experiências consagradas e bem-sucedidas de construções industrializadas em concreto celular e concreto convencional, que eram mundialmente conhecidas nas décadas de 70 e 80. Porém, devido à falta de escala e de continuidade de obras nesses padrões - principalmente com as limitações financeiras da época - essas tecnologias não se consolidaram no mercado brasileiro.
Com o crescimento do mercado imobiliário brasileiro e as contínuas medidas públicas para ampliar a oferta de moradias, o sistema parede de concreto representa uma solução factível para produção em escala.
Características gerais do projeto
O sistema de paredes de concreto demandou um intenso trabalho de pesquisa para que seu modelo de cálculo estrutural pudesse se adequar às normas técnicas brasileiras.
Hoje, paralelamente à formação de um comitê para estudo e redação da norma brasileira, os apoiadores do sistema de paredes de concreto desenvolvem práticas recomendadas para dimensionamento de estruturas de pequeno porte - casas térreas, assobradadas e edifícios de até cinco pavimentos.
No Brasil, quatro tipos de concreto são recomendados para o sistema:
Concreto celular Concreto com elevado teor de ar incorporado - até 9% Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica Concreto convencional ou concreto auto adensável
Recursos humanos e