Parede de concreto
1-Introdução
O sistema construtivo de paredes de concreto é um método de construção racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala quando o desafio é a redução do déficit habitacional. O sistema possibilita a construção de casas térreas, assobradadas, edifícios de até cinco pavimentos padrão, edifícios de oito pavimentos padrão com esforços de compressão, de até 30 pavimentos padrão e com mais de 30 pavimentos - considerados casos especiais e específicos.
No sistema construtivo de paredes de concreto, a vedação e a estrutura são compostas por esse único elemento. As paredes são moldadas "in loco", tendo embutidas as instalações elétricas, hidráulicas e as esquadrias.
1.2-Objetivos
A Parede de Concreto possui ótima resistência contra agentes agressivos, boa estanqueidade à água e também não necessita de elementos adicionais para isolamento termoacústico. Devido a essas características o revestimento final da parede tem, principalmente, função estética. Deve-se garantir, então, a planicidade da superfície para a aplicação do revestimento final.
1.3-Justificativa
Ele é recomendável para empreendimentos que têm alta repetitividade, como condomínios e edifícios residenciais. Obras que, nas grandes cidades, exigem prazos de entrega exíguos, economia e otimização da mão de obra.
A utilização do sistema viabiliza-se a partir de:
Grande escala
Velocidade compatível
Padronização
Planejamento sistêmico
Outras vantagens se apresentam na condução da obra e no resultado final do empreendimento. São elas:
Qualidade - A qualidade final de uma obra está diretamente ligada aos materiais utilizados, aos métodos de execução e ao controle tecnológico que se faz, desde a produção dos insumos até sua aplicação. Neste sistema, a qualidade é garantida pelo uso de:
Fôrmas com grande precisão dimensional
Materiais com produção controlada (concreto, aço e tela)
Atividades planejadas e não artesanais,