parede toraxica
Possui uma abertura superior e uma inferior.
Abertura superior (inlet torácico) - delimitada pelo corpo da 1ª vértebra torácica e pelas primeiras costelas unidas pelas suas cartilagens costais ao manúbrio. “Portanto o limite superior será a incisura jugular do esterno a superfície superior da 1ª costela e bordo superior da 1ª vértebra torácica."
Abertura inferior (outlet torácico) - limitado pelo corpo da 12ª vértebra torácica e pelas 11ª e 12ª costelas e por estas estruturas cartilagíneas que compõem a 7ª até à 10ª costelas torácicas que formam o ângulo infraesternal que varia de pessoa para pessoa. A abertura inferior está delimitada pelo diafragma.
No interior da cavidade torácica estão órgãos nobres como o coração e os pulmões embora existam vários órgãos que sendo abdominais têm uma projecção torácica (ex.: fígado, o baço).
É comum que um traumatismo torácico leve não a uma contusão pulmonar mas sim a uma contusão ou laceração hepática ou do baço.
A cintura escapular está intimamente ligada à superfície posterior da grade costal. Para além disso, muitos dos músculos que actuam sobre ela sobre o úmero e tronco têm origem nas costelas (ex.: pequeno peitoral, grande peitoral, recto abdominal, etc.).
Embora estes músculos estejam ligados ao funcionalismo do membro superior, muitas vezes em situações de dificuldade respiratória são utilizados, daí que sejam músculos acessórios da respiração. Frequentemente pessoas com patologia pulmonar estão com a respiração tão comprometida que utilizam estes músculos. Muitas vezes a apresentação típica destes doentes é permanecem sentados imobilizando os membros superiores para que estes músculos tenham uma origem diferente, ou seja a sua origem seja considerada a inserção do músculo, podendo assim actuar sobre a