corpo humano
Matricula: 20092102120
Respostas da AD1 de Corpo Humano 2
Questão 01
Ocorreu uma dispneia de origem restritiva, dificultando os movimentos respiratórios porque se restringe a expansão toráxica devido a lesão, o volume de ar que entra nos pulmões será inferior ao normal, pois a lesão na parede toráxica irá afetar as propriedades elásticas do sistema respiratório
.
Questão 02
O organismo irá perceber a queda de pO2 atráves de quimioceptores que são mecanismos de regulação e monitoram os teores de 02, CO2 e H+ sanguíneos. Com a diminuição do pO2 do sangue arterial, os quimioreceptores entram em ação aumentando assim a ventilação. Os quimireceptores periféricos situam se na superficie externa da carótida e no arco aórtico, em estruturas denominadas corpúsculos carótideos e aórticos, respectivamente, e são estruturas com maior densidade de capilares, portanto, o maior perfundido de todo o corpo, por isso são os sensores ideais para medir o conteúdo dos gases respiratórios do sangue arterial.
Questão 03
O surfactante é um composto liquido, formado de fosfolipideos e proteínas que presentes em volta da superfície interna dos alvéolos, formam uma proteção reduzindo a tensão superficial alvéolar.
São produzidos por pneumociotos II e seu papel na ventilação é reduzir mais a tensão superficial nos alvéolos menores do que nos alvéolos de maior raio. Caso não houvesse surfactante, a tensão superficial na parede dos alvéolos seria maior, exigindo mais esforço muscular para abri-los e enche-los de ar.
Questão 04
A reabsorção do filtrado glomerular ocorre nos seus túbulos. Há peculiaridades estruturais nos túbulos renais de acordo com os tipos de mecanismos de reabsorção. O túbulo proximal apresenta um epitélio cúbico simples com numerosas microvilosidades para aumentar a área de superfície celular e numerosas mitocòndrias envolvidas na geração de energia necessárias para o transporte ativo. Nesse segmento ocorre