Parede Celulosica
A parede celular é uma espécie de envoltório das células e está presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários. Sua composição tem variações de acordo com o modo de vida de cada organismo diante os processos de evolução e os processos de adaptação da espécie ao meio em que se encontra.
Essa estrutura é de enorme importância para as células e também para os seres que as possuem pois é ela que impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em função de ser semirrígida, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.
A parede celular está presente nas células de todas as plantas e ela é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose. Mas ao contrário do que se pensa comumente, a parede celular não é exclusiva das células vegetais e pode ocorrer em células de outros organismos também.
2. A PAREDE CELULAR
Chama-se parede celular o envoltório extracelular presente em células de todos os vegetais, de alguns fungos e protozoários. Sua composição varia de acordo com os hábitos de cada organismo perante os processos de evolução e adaptação.
A parede celular impossibilita alterações morfológicas nos organismos, devido ao seu caráter semirrígido. De forma mais simples pode-se dizer que as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.
3. CARACTÉRISTICAS
A parede celular é uma estrutura que reveste as células de muitos seres vivos, como plantas, fungos, protozoários e outros. Ela é uma parede semirrígida, o que não acontece com o glicocálix (membrana que reveste a membrana plasmática das células dos animais, por exemplo). Assim, as células que têm parede celular têm menor possibilidade de modificar sua forma.
A parede celular não é uma estrutura completamente impermeável, não exercendo controle sobre substâncias que penetram na célula ou que