Citologia
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito.php
A CÉLULA é isolada do ambiente pela MEMBRANA PLASMÁTICA. Esta é película extremamente fina e delicada que “fiscaliza” as substâncias que entram e saem da CÉLULA.
Devida a fragilidade da MEMBRANA PLASMÁTICA a maioria das CÉLULAS apresentam alguma proteção a MEMBRANA. O GLICOCÁLIX (grego glykys: doce; latim calyx: casca envoltório) presente na maioria dos animais, e a parede CELULÓSICA, presente em CÉLULAS de plantas e algumas algas.
Os GLICOCÁLIXES são feitos de MOLÉCULAS de GLICÍDIOS (CARBOIDRATOS). Além da proteção física, ele retém os NUTRIENTES e ENZIMAS, mantendo o microambiente adequado ao redor da CÉLULA. Faz, também, com que as CÉLULAS se reconheçam, porque as CÉLULAS diferentes possuem GLICÍDIOS diferentes.
As CÉLULAS VEGETAIS possuem um envoltório externo, relativamente rígido: a PAREDE CELULÓSICA (ou MEMBRANA ESQUELÉTICA CELULÓSICA). A PAREDE PRIMÁRIA é fina e flexível. Ela é elástica, de modo que permite o crescimento CELULAR. Depois que a CÉLULA cresce e atinge a sua forma definitiva, forma-se a PAREDE SECUNDÁRIA, que é mais espessa e rígida. A celulose que constitui a parede secundária é secretada através da membrana plasmática, e se deposita entre esta e a superfície interna da parede primária, na qual adere fortemente.
PAREDE CELULÓSICA
A parede das CÉLULAS VEGETAIS é constituída por longas e resistentes MICROFIBRILAS do POLISSACARÍDEO CELULOSE. As MICROFIBRILAS CELULÓSICAS se mantém unidas por meio de uma matriz formada por GLICOPROTEÍNAS (proteínas ligadas a açucares), HEMICELULOSE e PECTINA (polissacarídeos).
Toda CÉLULA, seja PROCARIONTE ou EUCARIONTE, possui a MEMBRANA PLASMÁTICA. Estudos mostram que os componentes mais abundantes na MEMBRANA PLASMÁTICA são FOSFOLIPÍDIOS, COLESTEROL e PROTEÍNAS. Por isso que se costuma dizer que as MEMBRANAS PLASMÁTICAS têm CONSTITUIÇÃO LIPOPROTÉICA. Os LIPÍDIOS formam uma camada dupla e contínua, no meio