Parede celular
Curso: Agronomia
Turma: 38
Docente: Leandro Rodrigues
Discentes:
Millene Gomes de Souza
Thairyne Caputi Marques
Introdução: A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular. Curiosidade: Apenas os gametas e as células formadas no início da divisão do zigoto não apresentam parede celular.
Constituição da parede celular: A parede das células vegetais é constituída por longas e resistentes microfibrilas do polissacarídeo celulose. As microfibrilas celulósicas se mantêm unidas por meio de uma matriz formada por glicoproteínas (proteínas ligadas a açucares), hemicelulose e pectina (polissacarídeos). Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.
Funções:
Força
Uma das funções da parede celular é fornecer a força para a célula. Embora a parede celular seja rígida na natureza, também é flexível, em certa medida. Isto é assim porque as fibrilas de celulose são depositadas em camadas alternadas. No entanto, nas plantas, há uma parede celular secundária que é mais espessa na natureza, pois tem uma camada adicional de celulose, que é a principal estrutura que proporciona rigidez à célula. Esta é uma das funções importantes da parede celular, pois o conteúdo da célula está flutuando no plasma no interior da membrana celular, que não prevê qualquer tipo de força para a célula. Controlar a pressão de Turgênscia Uma função importante da parede celular é manter a pressão de turgor. Turgor ou pressão de turgescência é definida como a pressão exercida pelos constituintes de células