PARECER SOCIAL
SIMULAÇÃO: DENUNCIA DE MAUS TRATOS COM UM IDOSO OU IDOSA NO CONVIVIO FAMILIAR. COMO O ASSISTENTE SOCIAL DEVER PROCEDE?
Maués/ AM
2015
FACULDADE ECOAR
PROEFEE
BRENA PAULINA
ELAINE LIMA
MARCIA FERREIRA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da Disciplina Oficina de formação profissional III, solicitada pela Professora: Izandra Gondim ano 2015 da turma de Serviço social ¨B¨.
Maués/ AM
2015
ASSUNTO: Visita Domiciliar para verificação de denúncia de possíveis maus tratos contra a pensionista do IPREV Sr.ª. Maria Francisca de Souza.
ANTECEDENTES: Através de visita de recadastramento da pensionista realizada pelo servidor: Raimundo Nunes 13/04/2014 levantou-se a hipótese de que a pensionista em tela poderia estar sendo vítima de maus tratos, devido a situação que o servidor constatou na citada visita, quando a encontrou só.
I – IDENTIFICAÇÃO:
Pensionista: Maria Francisca de Souza
Data de Nascimento 14/10/1945 (70 anos)
Estado civil: viúva
Endereço: rua da saudade Nº1324 /santa luzia
II – RELATÓRIO:
Na data de 20/04/2014, realizamos visita à usuária Sr.ª. Maria Francisca de Souza, chegamos na residência às 16:00 horas, fomos atendidas pela neta da Sr.ª, Marta de Souza de 17 anos, esta nos conduziu até o quarto em que encontrava-se a referida senhora. A usuária ao nos ver, logo manifestou afeto emocional, em seguida tivemos uma breve conversa com a neta da usuária expusemos que fomos visitá-la, pois na data de 13/04/2014, o servidor da Prefeitura foi realizar o recadastramento e a encontrou sozinha ficando preocupado com a situação, nos pediu que verificássemos sua história. Percebemos anuência da Sr.ª Maria Francisca à nossa informação, perguntamos para a neta se a senhora tinha tido comprometimento das faculdades mentais em decorrência do AVC – Acidente Vascular Cerebral que ocorreu a três anos, que a deixou acamada, esta respondeu que não, Como sequela não mais se locomoveu sozinha, permanecendo