Parecer quimico
Atendendo solicitação da empresa FAMETRO- Faculdade Metropolitana de Manaus, através do requerimento datado de 16 de Setembro de 2014 e objetivando contemplar o solicitado na Disciplina de Química Geral, que estipula a realização de parecer químico no sentido de caracterizar propriedades extensivas e intensivas de 05 (cinco) amostras, foi realizada perícia técnica, conforme demostrado neste parecer, nos materiais posteriormente descritos.
1.MATERIAL
O material foi entregue do laboratório III da unidade de Saúde da FAMETRO, sendo que cada amostra estava acondicionado em porta-amostra. Foi entre 01(uma) amostra de material para caracterização de sua propriedade, a qual foram devidamente identificada como: Amostra MSM 18 conforme figura 01.
2.METODOLOGIA DO TRABALHO
A amostra foi caracterizada conforme alguma de sua propriedade extensiva e intensiva. Foi determinado na amostra, por meio de inspeção visual, o Estado Físico (sólido), Aparência Geral (Heterogênea), a Cor (7/412 conforme a tabela RBG), Volatilidade (sim), Aparência do Grão/Cristal (observação direta com a lupa, com classificação em Ortorrômbico); Além disso, foram determinadas ainda a Textura por meio de Inspeção Táctil(Áspera), o Odor por meio de Inspeção Olfativa(doce).
3. RESULTADOS 3.1 RIPARINA PURA
Identificada como sendo a amostra MSM 18, após diversos ensaios constatou-se que a referida matéria de aparência heterogênea, apresenta a cor marrom escuro, odoro doce e volátil. Sua textura é rígida e áspera em toda sua extensão. Além disso, após visualização ampliada com ajuda de uma lupa(4x), observou-se que a amostra possui a aparência Ortorrômbica.
Figura 2 Amostra MSM18
3.2. NOME DA AMOSTRA
MSM18
OBS.: Todos os ensaios foram realizados a uma Temperatura de 25+-2, Unidade Relativa