Parecer descritivo escolar
DEFINIÇÕES
1. Da Introdução: - A Introdução contém grande parte dos elementos comuns a todo trabalho. - É uma explicação inicial do trabalho já elaborado, que leva o leitor à compreensão mais precisa do assunto desenvolvido no corpo do trabalho, isto é, os procedimentos(forma) utilizados para sua confecção e deve conter o assunto do trabalho, importância, a forma como foi feito(em duplas, grupos ou individualmente), referencial teórico(dizer onde foram coletadas as informações). Apresenta a idéia central do trabalho (dissertação, tese, monografia, trabalho científico). O verbo deve estar no futuro.
1. Definição do Assunto: É a apresentação da ideia central do trabalho, logo no início da introdução, tendo-se o cuidado de evitar termos equívocos e inexpressivos. É, enfim, uma definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido.
1. Do Desenvolvimento: É o desdobramento do tema e a comprovação da tese ou da hipótese, sugerida ou mencionada na introdução. Vale dizer que é a parte mais importante e mais importante e mais extensa do trabalho. Puro cerne. Confunde-se com o próprio corpo do trabalho.
1. Objetivo: Seu principal objetivo é o de comunicar os resultados da pesquisa, mediante a exposição e a fundamentação lógica do tema. Os verbos que mais objetivam o corpo do trabalho são: expor, provar, explicar, discutir, demonstrar, fundamentar, etc. O trabalho escrito tem também por objetivo persuadir por si mesmo, sem o emprego de artifícios.
3. Da Conclusão: A conclusão de um trabalho pode ser definida como um resumo dos argumentos disseminados no corpo do trabalho: ou uma síntese pessoal e interpretada das conclusões parciais efetivadas no decorrer do texto, ou seja, uma auto crítica de seu próprio trabalho ( auto avaliação), contendo